LIMPEZA DO CHÃO: PISOS DE LAJOTA E ARDÓSIA

A lajota e a ardósia são pisos de pedra natural semelhantes. Ambas têm superfícies porosas e são colocadas com argamassa.

Os pisos de lajota e ardósia devem ser impermeabilizados com um impermeabilizante comercial, nunca com verniz ou laca.

A melhor maneira de se fazer isso é usando um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica para chão com um aplicador de cera de cabo longo com almofada de lã de carneiro ou aplique cera em pasta com uma enceradeira. Para fazer isso, use uma espátula para espalhar uma pequena quantidade de cera diretamente sobre as escovas da enceradeira. Passe a enceradeira devagar com movimentos para frente e para trás para aplicar uma camada fina de cera. Quando secar, lustre.

Ceras líquidas se acumulam no seu chão, fazendo com que você tenha de remover a cera velha e encerar de novo. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxágüe o chão completamente com água limpa e então aplique a cera.

Passe o esfregão úmido nos pisos de lajota e ardósia usando água limpa, uma solução de limpeza multiuso em água morna ou água com amaciante de roupas. Torça o esfregão até que não fique pingando e passe no chão em movimentos lentos e firmes. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão novamente usando água com um copo de vinagre; o piso vai brilhar.